Yoga e o silenciamento das Flutuações da Mente (Felipe Russo)
03/03/2019 14:08
É normal, quando ouvimos a palavra Yoga, ter na mente alguém performando posturas complexas, que envolvem força, equilíbrio e flexibilidade. Mas é fato que as posturas e sequências que aprendemos são apenas um aspecto muito pequeno do Yoga.
A maioria das pessoas é atraída pela prática física do Yoga para complementar outras atividades enquanto ajuda a manter os corpos flexíveis. É comum ouvir relatos de praticantes sobre as mudanças positivas que obtiveram, incluindo a redução da pressão arterial, diminuição da dor nas costas, emagrecimento e redução do stress por exemplo.
No entanto, o Yoga vai muito além disso tudo! Enquanto não há nada de errado em querer se esticar e se sentir bem fisicamente, a prática real transcende o físico em algo que não podemos ver, mas sim sentir.
Os Ásanas são frequentemente a porta de entrada para uma prática mais profunda; uma vez que o aluno se torna totalmente envolvido com as posturas e começa a abrir lugares apertados em seus corpos, a união do corpo, mente e espírito torna-se mais aparente. E uma vez que o aluno percebe essa unidade, começa-se a cultivar uma consciência muito maior do que ele mesmo e, muitas vezes, começa a buscar o significado mais profundo da Yoga, fora do Mat.
Fizemos uma lista com 6 maneiras de praticar Yoga além das posturas que aprendemos nas aulas. Vejam se concordam e deixem seus comentários para que todos possamos refletir!
1. Respirar
Pranayama, ou controle da respiração, é a base de todas as práticas de Yoga. O controle da respiração pode ser praticado em qualquer lugar, a qualquer hora! É muito benéfico nos momentos que induzem emoções como medo, tristeza e raiva. Durante essas respostas de luta ou fuga, nosso sistema nervoso simpático é estimulado. Aprofundar a respiração e retardá-la irá inflamar o sistema nervoso parassimpático, o que promoverá relaxamento e uma sensação de calma.
Pratique a respiração diretamente em qualquer sensação que surja e observe-a mudar, assim como acontece no tapetinho.
2. Sentir
Isso pode soar como uma tarefa fácil, mas quando se trata de realmente sentir, muitos de nós instintivamente resistem à sensação ou reagem negativamente por hábito.
Então, ao invés de afastar os sentimentos ou tentar controlá-los, experimente e esteja com tudo o que surge, e permita que o sentimento se mova através de você.
3. Observar
À medida que começamos a aprofundar nossa prática física, a observação do "eu" em momentos de desconforto revela-se uma ferramenta muito eficaz.
Tente dar um passo para o lado e olhe para si mesmo e suas reações sem julgamento e apego a qualquer resultado desejado. Sendo uma testemunha de suas próprias ações, você aprenderá a entender melhor como mudá-las ou mudá-las para frente.
Observe com compaixão. Esta não é uma tarefa fácil, por isso, seja gentil consigo mesmo.
4. Viver Autenticamente
Viver a sua verdade é a essência do Yoga. Com a união do corpo, mente e espírito, estamos simplesmente percebendo nossa própria verdade e as habilidades que todos nós temos para enfrentar nossos medos e seguir em frente em uma direção que fala à nossa verdadeira natureza.
Você pode fazer isso simplesmente tomando uma pequena ação por dia que se alinha com quem você é por dentro. Você saberá quando estiver no caminho certo, porque será fácil. Qualquer outra coisa fará com que você sinta aquele buraco no seu estômago.
5. Doar
Cultivar o autocuidado, assim como o seu corpo físico precisa no tapete, é tão importante quanto possível. Explore aqui também o que é se doar a outras entidades, sejam elas pessoas, animais, organizações ou mesmo a natureza.
O ato de estar em serviço para alguém ou algo fora de si mesmo ajudará a elevar seu espírito e elevar a psicologia de sua mente.
6. Relaxar
Como você aprendeu no mat, liberar a tensão em lugares apertados e escuros criará liberdade em sua vida. Não há como evitar os momentos tensos da vida, então comece praticando a suavidade em torno desse aperto e liberando-o conscientemente.
Tome nota de como isso lentamente começa a mudar à medida que você amacia. Essa é a chave.
Tudo na vida é uma questão de tempo então aborde essas práticas conscientemente e apenas uma de cada vez se for necessário. Aos poucos você perceberá os benefícios que elas podem lhe trazer e tudo se tornará natural.
Namastê!
Referência Bibliográficas: https://blog.sivanaspirit.com/practice-yoga-beyond-asanas/
https://www.omjoy.com.br/post-unico/2018/11/11/Yoga-%C3%A9-o-silenciamento-das-flutua%C3%A7%C3%B5es-da-mente?gclid=CjwKCAiA4OvhBRAjEiwAU2FoJUj4t0JStGjmSriqQI