PURGAÇÃO MENTAL (HERMOGENES)

02/04/2017 00:03

Para a psicanálise, o nível consciente da mente inibe e reprime a manifestação de certas tendências, impulsos instintivos e certos conteúdos dos níveis ocultos. A psicologia hindu, precursora da psicanálise, diz exatamente o mesmo: vásanas (desejos, necessidades, tendências e motivações profundas) e samskaras (impressões, conteúdos representativos) jazem operantes e potentes, no inconsciente. Conforme sejam vásanas e samskaras, assim somo nós; assim é nosso destino. O que pensamos, sentimos e fazemos, tudo decorre de vásanas e samskaras. Esses componentes de nosso ser profundo ali foram acumulados por nossas ações passadas. Conforme tenham sido – puras ou impuras, positivas ou negativas, por nós ou contra nós, construtivas ou destrutivas – haverá saúde, paz, felicidade, alegria ou doença, desventura, ansiedade... Se no passado vivemos inconsequentemente acumulando conteúdo nefasto, hoje padecemos o resultado disso, pois “quem planta colhe”. assim é que somos consequências do que fomos. Podemos também dizer que fazemos agora o que amanhã seremos. Tal é a chamada lei de karma.

De tudo isso se conclui que o melhor remédio contra o sofrimento, inclusive a angústia, é a anulação das sementes nefastas, vasanas e samskaras, deletérios que se acham nos planos ignotos da mente. Em resumo, esse é o método “psicanalítico”hindu. Um dos métodos de conquistar a mente. Esse é o fundamento da Astanga Yoga ou Raja Yoga, que consiste em esterilizar as sementes daninhas a fim de não virem a germinar sofrimentos. As vásanas e samskaras, que, por quaisquer métodos, são tornadas infecundas, inoperantes, ao mesmo tempo que nos redime das consequências do passado, tornam possível o êxtase transcendente (samadhi), que por sua vez, abre as portas à Realidade.

A tática militar considera fator da vitória o conhecimento do inimigo. A ciência médica acha que uma exata diagnose, isto é, o conhecimento da enfermidade de e do enfermo, já é, em si, meio caminho andado na terapêutica. A psicanálise, por sua vez, fundamenta seu tratamento na identificação dos motivos profundos e ignotos, escondidos desde os dias esquecidos da infância. Vichara é a “psicanálise”do yoga. É com esse descortinar das regiões abissais da mente que chegamos a conhecer nossas tendências, impulsos, necessidades, impressões, registros e clichês inconscientes, e desse conhecimento advém a libertação.

 

Hermógenes, Yoga Para Nervosos, p.418

 

Voltar

Contato

Academia de Hatha Yoga
Rua João Pessoa, 781 - Centro - Tramandaí- RS

(51) 98462-4912

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por André Freitas