FELICIDADE E CONSCIÊNCIA, Osho, A Sudden Clash of Thunder, Talk #7

08/01/2017 15:42

O homem pode ser feliz, mais feliz do que os pássaros, mais feliz do que as árvores, mais feliz do que as estrelas – porque o homem tem algo que nenhuma árvore, nenhum pássaro, nenhuma estrela tem. O homem tem consciência.

Mas quando você tem consciência, então duas alternativas são possíveis: ou você pode tornar-se infeliz ou você pode se tornar feliz. Então, a escolha é sua!

As árvores são simplesmente felizes porque elas não podem ser infelizes. Sua felicidade não é a sua liberdade – elas têm que ser felizes. Elas não sabem como ser infelizes, não há alternativa. Estes pássaros cantando nas árvores, eles estão felizes! Não porque eles escolheram ser felizes – eles são simplesmente felizes porque eles não conhecem outra maneira de ser. Sua felicidade é inconsciente. É simplesmente natural.

O homem pode ser tremendamente feliz e tremendamente infeliz – e ele é livre para escolher. Esta liberdade é perigosa. Essa liberdade de escolha é muito perigosa – porque você se torna o responsável por ela. E se algo acontece com essa liberdade, algo dá errado, o homem é de alguma forma, o sua cabeça decidir.

Você veio até mim buscando por meditação. A meditação é necessária somente porque você não escolheu ser feliz. Se você escolheu ser feliz não há necessidade de qualquer meditação. A meditação é medicinal: se você está doente, então o medicamento é necessário. Budas não precisam de meditação. Uma vez que você começou a escolher a felicidade, uma vez que você decidiu que você tem que ser feliz, então não há necessidade de meditação. Em seguida, a meditação começa a acontecer por vontade própria.

A função da meditação é de ser feliz. Meditação segue um homem feliz como uma sombra por onde passa, tudo o que ele está fazendo, ele é meditativo. Ele está intensamente concentrado.

A palavra meditação e a palavra medicina vem da mesma raiz – que é muito significativo. A meditação também é medicinal. Você não leva garrafas de medicamentos e prescrições com você, se você está saudável. Claro que, quando você não está saudável, você tem que ir ao médico. Ir ao médico não é motivo de orgulho. Uma pessoa deve estar feliz por não necessitar de um médico.

Tudo o que você faz com a felicidade é uma oração: o seu trabalho se torna adoração, a sua respiração tem um esplendor intenso em si, uma graça. Não que você repita constantemente o nome de "Deus" – somente as pessoas tolas fazem isso – porque o divino não tem nome, e repetindo alguns nome falso você simplesmente massacra sua própria mente. Ao repetir o seu nome você não está indo a lugar nenhum. Um homem feliz simplesmente vem para ver o divino que está em toda parte. Você precisa de olhos felizes de vê-lo.

Osho, A Sudden Clash of Thunder, Talk #7

 

Voltar

Contato

Academia de Hatha Yoga
Rua João Pessoa, 781 - Centro - Tramandaí- RS

(51) 98462-4912

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por André Freitas